Com investimento de R$ 344 mil, Espaço Saúde do CS São Cristóvão é inaugurado - 02/05/2024

A Secretaria de Saúde de Campinas inaugurou nesta quinta-feira, 2 de maio, o Espaço Saúde do Centro de Saúde São Cristóvão. A estrutura anexa ao prédio da unidade básica recebeu um investimento de R$ 344,9 mil para manutenção predial e será destinada à realização de uma série de atividades de convivência e com foco na qualidade de vida.

O prefeito Dário Saadi destacou a importância do trabalho. A entrega faz parte das realizações da Administração para celebrar os 250 anos de Campinas, em 14 de julho. "Eu tenho certeza que este novo espaço vai somar muito e ampliar os atendimentos que o CS São Cristóvão faz com as equipes multidisciplinares", afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde, Lair Zambon, também participou da entrega. "Hoje estamos comemorando a inauguração deste novo espaço do CS São Cristóvão, que é uma das mais de 40 reformas que fizemos nas unidades desde 2021", disse.

O valor investido inclui emenda impositiva de R$ 285 mil para manutenção predial direcionada pelo vereador e presidente da Câmara, Luiz Carlos Rossini.

Como será o uso?

O CS São Cristóvão tem 21 mil pacientes com cadastros ativos e realiza média de 4,5 mil atendimentos mensais em diversas áreas. Já a farmácia recebe 250 pacientes por dia.

A unidade oferece assistência em fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição.

Já o Espaço Saúde é multiuso e deve ser usado por cerca de 30 grupos semanais, incluindo as seguintes atividades: artesanato, qualidade de vida, convivência, tabagismo, terapia para mulheres, pilates, osteoartrite e planejamento familiar.

Do total investido pela Prefeitura, R$ 285 mil foram de uma emenda impositiva direcionada pelo vereador e presidente da Câmara, Luiz Rossini.

O que foi feito?

A manutenção predial ocorreu entre novembro de 2023 e fevereiro deste ano. A lista inclui:

• Instalação de caixa d’água elevada de 1 mil litros
  • Pinturas interna e externa
  • Revisão de sanitários, redes de esgoto, pisos, azulejos, lavatórios, torneiras e metais
  • Adequação da rede elétrica interna
  • Instalação de iluminação externa
  • Revisão de telhado e rufos, além de substituição de calhas e condutores
  • Manutenção e substituição de portas e vitrôs metálicos, além de colocação de proteção a vidros, e substituição de vidros quebrados
  • Manutenção em paredes de alvenaria e alambrado/adequação para acessibilidade
  • Instalação de portão social na entrada de pedestres, e do portão para veículos
  • Cobertura de estrutura de madeira e telhas metálicas termoacústicas na recepção

Serviço

O CS São Cristóvão fica na Avenida Martinho Lutero, 121, Jardim Adhemar de Barros. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.