Cerimônia na Adacamp celebra o Dia Mundial do Orgulho Autista - 18/06/2024

A manhã desta terça-feira, 18 de junho, foi marcada na Adacamp (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas) por uma cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Autista. O evento contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

A cerimônia foi marcada pela distribuição de cartões Bem Acessível para 38 famílias, entrega de cordões de quebra-cabeça, simbolizando a inclusão e conscientização sobre o autismo, e adesivos "Autista a Bordo" da Emdec para veículos. O evento foi realizado sem o uso de alto-falantes, em respeito à sensibilidade auditiva das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, destacou a importância dessas ações: “A acessibilidade e inclusão são prioridades do prefeito Dário Saadi, justamente para garantir que todos os cidadãos tenham acesso digno aos serviços oferecidos. A criação de cartões de identificação para pessoas com deficiência é uma medida prática para reduzir o constrangimento de ter que apresentar laudos médicos em situações cotidianas, facilitando o acesso aos serviços públicos municipais. Os adesivos da Emdec, por sua vez, visam sensibilizar sobre a necessidade de paciência e compreensão em situações que requerem paradas emergenciais”.

Cartão Bem Acessível

Lançado em janeiro de 2016, o Cartão Bem Acessível da Prefeitura de Campinas atesta que o titular é pessoa com deficiência e garante o direito a usufruir de benefícios legais, como gratuidade no transporte público, prioridade de matrícula na rede pública de ensino, marcação de consultas na rede de saúde e pagamento de meia-entrada em cinemas, entre outros.

Para solicitar o Cartão Bem Acessível, é necessário apresentar laudos médicos com o CID (Classificação Internacional de Doenças), incluindo informações cadastrais, detalhes da deficiência, avaliação da incapacidade para o trabalho e a necessidade de acompanhante, se houver. Os documentos básicos requeridos são CPF, RG, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, localizado na Avenida Anchieta, 343, no Centro de Campinas, é o ponto focal para esse serviço. A solicitação pode ser feita nas unidades do Agiliza Campinas ou no primeiro andar da Avenida Anchieta, 343. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 2515-7294 ou pelo e-mail crpd@campinas.sp.gov.br.