Campinas, o livro e seu leitor - 28/02/2024

Jornada de Literatura Inclusiva para pessoas cegas e baixa visão

A Rede de Leitura inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com Tigrinhos Comunidade, Biblioteca Braille, Grupo de Estudos de acessibilidade, Sala Toninhos, Centro Cultural Louis Braille,  e Instituto Provisão propõe uma série de ações de inclusão da pessoa com deficiência visual no mundo dos livros. Confira nossa programação e venha construir um mundo com mais acessibilidade cultural.
Todas as atividades contam com Certificação

Leitura Inclusiva (200 vagas)
07/03 - 13h as 17h

Nessa conversa, educadores da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina  discutem o acesso ao livro e a leitura por pessoas com deficiência visual. As discussões tentarão responder perguntas como: o que é o Sistema Braille? Como as pessoas com deficiência visual têm acesso aos livros? Que outros formatos existem para acessibilizar a leitura? Quais são os mitos que rondam a vivência de pessoas cegas e baixa visão?
Conheceremos também o trabalho das Instituições que fazem de campinas um lugar mais acessível e como desenvolvem seus trabalhos: Instituto Provisão, Grupo de Estudos de acessibilidade e Centro Cultural Louis Braille

Oficina Mediação de Leitura Inclusiva: Mediando histórias para pessoas cegas e baixa visão (100 vagas)
08/03 - 13h as 17h

Quando pensamos mediação de leitura, é muito fácil pensarmos em primeiro lugar nos livros em tinta, com imagens e figuras coloridas. No entanto, o que acontece quando nosso público não tem a visão como recurso para acessar a leitura? O que significa de fato mediar uma obra? Pensando em tudo isso, a Rede de leitura inclusiva propõe uma oficina para discutirmos o papel da mediação de leitura, as estratégias e desafios para se criar uma ação inclusiva.
Teremos também um bate-papo com Artistas que trabalham acessibilidade cultural na cidade, mostrando suas estratégias de criação para se fazer arte acessível: Manifesta Companhia, Ozipa Criativa, Biblioteca Braille e Isadora Ifanger

Contação de Histórias para se ver com as mãos (40 vagas)
09/03 - 8h as 12h

Nesse encontro, educadores, artistas, mediadores de leitura serão provocados com técnicas de contação de histórias pensando em como podemos usar de diversos recursos sensoriais para captar a atenção de nosso público cego.

---
Acompanhe Toda a Programação da Fundação Dorina Nowill, em Campinas:

07/04 - 14h as 18h - Leitura Inclusiva
LOCAL -  CEMAPA
ENDEREÇO - R. Carolina Florence, 1145 - Jardim Guanabara

08/03 - 13h às 17h - Oficina de Mediação de Leitura: Mediando histórias para pessoas cegas e baixa visão
LOCAL -  Sala dos Toninhos
ENDEREÇO -R. Francisco Teodoro - Vila Industrial

09/03 - 8h às 12h - Contação de Histórias para se ver com as mãos
LOCAL -  Tigrinhos Comunidade
ENDEREÇO - Rua Lumen Christ, 02 - Jardim das Paineiras