Autistas adultos terão o TEAcolhe como espaço especializado - 31/08/2023

Serviço terá capacidade para atender até 30 pessoas; edital para a criação foi lançado na tarde de terça-feira, 29 de agosto

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lançou nesta terça-feira, dia 29 de agosto, o edital para a criação do Centro Dia de Atendimento para adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Denominado Centro Dia TEAcolhe, o serviço terá capacidade para até 30 pessoas e será gerido por uma Organização da Sociedade Civil.

“A gente sabe que tem muitas entidades e muitos programas para crianças e adolescentes e muitas vezes uma pessoa com autismo chega na fase adulta e acaba ficando sem um acompanhamento especializado. E esse chamamento público será um marco importante para a cidade, para Campinas. Também tenho certeza que o TEAcolhe vai mudar a vida das famílias que têm pessoas com autismo na fase adulta”, afirmou o prefeito. O prazo para a entrega é até dezembro e será gerido por Organização da Sociedade Civil (OSC), que deverá proporcionar o espaço.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, a iniciativa vem ao encontro do compromisso da Administração Municipal em proporcionar acolhimento e estimular a autonomia das pessoas diagnosticadas com TEA. “O autismo acaba sendo uma deficiência invisível, principalmente pela questão do diagnóstico. Ter um serviço como esse mostra o compromisso da gestão do prefeito Dário em garantir a justiça social, a autonomia e a inclusão social.”, acrescentou.

O TEAcolhe será um serviço referenciado ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que terá por finalidade o atendimento para pessoas com autismo com pouca autonomia, e cujas famílias tiveram limitações agravadas por violações de direitos que possam ter aumentado a dependência e comprometido o desenvolvimento da autonomia da pessoa com TEA.

Esse serviço terá a finalidade de superar as violações de direitos que fragilizam o indivíduo, assim como o propósito de estimular a autonomia da pessoa com autismo, bem como de promover atividades que propiciem o desenvolvimento da autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Nesse sentido, o Centro Dia de Atendimento para Autistas tem como propósito diminuir a exclusão social favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, e em grupos sociais.

Usuários

Os usuários do Centro Dia de Atendimento para Autistas serão pessoas com TEA de ambos os sexos, de 18 a 59 anos, com algum grau de dependência, ou em situação de violação de direitos e/ou violência doméstica. Contemplada essa prioridade, eventualmente, pessoas com outras deficiências poderão também ser atendidas no Centro Dia.

O objetivo da iniciativa é garantir espaço de cuidado e proteção, convivência social e de desenvolvimento pessoal e social, assim como de apoiar, orientar e fortalecer a família no seu papel protetivo por meio de atendimento especializado às pessoas com autismo.

Planejado para este ano pela Prefeitura, a iniciativa contou com o reforço de uma emenda impositiva de R$ 1,26 milhão do vereador Nelson Hossri.