Alunos da rede municipal vão aprender na prática como se faz ciência - 06/06/2024

Dez oficinas serão oferecidas aos estudantes por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Unicamp

Mais de 2 mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas participam nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de junho, do 1º Viva Ciência. Durante dois dias, os estudantes vão vivenciar a ciência na prática, por meio de oficinas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de sua Assessoria de Planejamento Estratégico, e a a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em comemoração aos 250 anos de Campinas. O evento será realizado no Centro de Eventos da SME, no Jardim do Vovô.

“Este é um evento onde a ciência pode ser vista, entendida e compreendida. Ciência é uma matéria fundamental, básica e obrigatória. Enriquece a formação dos nossos estudantes e aumenta o interesse pelo conteúdo”, disse o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.

Durante duas horas, os alunos poderão participar de várias oficinas nas diferentes áreas do conhecimento. Em quatro delas, os estudantes vão colocar a “mão na massa”, e poderão produzir perfumes, fazer a impressão de astronautas em 3D, um retrato de orquídea, e muito mais. As produções poderão ser levadas para casa.

Ao todo serão oferecidas dez oficinas. Uma das mais aguardadas é a “Aterrissagem Interplanetária”, que abordará o lançamento de foguetes. Também estão presentes “A Química do Perfume”, “Ecos do Passado”, que falará sobre os fósseis, entre outras. A organização do evento está sendo realizada pelo Museu Exploratório de Ciências, da Unicamp.

“Tenho certeza de que vai ser um evento grandioso, não somente pelo que ele pretende fazer, mas por fazer uma aproximação cada vez mais eficiente com Campinas”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho.