Acessibilidade é tema da estreia de encontros sobre inclusão - 07/10/2024

Profissionais das redes de Educação, Saúde e Assistência Social de Campinas puderam ampliar conhecimentos sobre acessibilidade nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, durante o primeiro encontro do “Formação Sudoeste Inclusiva Campinas”. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, o evento ocorreu no Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (NAED) Sudoeste, no Jardim do Trevo, e teve a sua estreia com um encontro ministrado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

 

Para abordar o tema “Acessibilidade e barreiras”, os participantes contaram com palestra de Mariangela Pereira, coordenadora de Educação e Cidadania, e Michelle Rosa, coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade, ambas da Emdec. A dupla levou informações sobre a mobilidade e abordou princípios de construção das cidades, o impacto do desenho urbano na acessibilidade e planos municipais que tocam no tema, a exemplo do Plano de Segurança Viária.

 

Garantindo a mobilidade, estamos fortalecendo um sistema que garante todos os outros direitos”, explica Mariangela, que debateu com os presentes os princípios que devem nortear a construção das cidades, como desenho universal, a inclusão, a acessibilidade e a segurança viária.

 

Ela destaca, ainda, a importância de dialogar sobre o tema com os profissionais. “Tanto as políticas deles influenciam diretamente nas questões da mobilidade, como também a qualidade da mobilidade afeta o serviço que eles prestam. Trazê-los para essa reflexão e engajá-los no tema é algo muito importante, que amplia a rede de pessoas para a construção de uma cidade mais acessível, inclusiva e segura”.

Legislação na placa

 

Já Michelle mostrou como esses conceitos são aplicados de forma prática, explicando normas técnicas, legislação e apresentando projetos já implantados, como o “Revivacidade”, que estimula a mobilidade ativa, a integração social e a redução de velocidade em pontos de Campinas; além de outros projetos realizados pelo mundo, que são inspiração para a área técnica da Emdec.

 

Compartilhar experiências com a comunidade educacional é extremamente valioso e estreita ainda mais a nossa parceria”, disse Michelle, que também ouviu sugestões dos participantes.

 

Os próximos encontros da formação intersetorial abordarão três temas distintos, com outros parceiros: “Desenvolvimento Humano” (26/08); “Capacitismo” (02/09); e “O que é o autismo?” (09/09). A série de encontros também integra a programação de “Setembro Verde”, o mês da Inclusão, que é marcado pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09).