OlimPIC 2023 mistura esporte e diversão para as crianças na primeira infância

banner divulgação olimpic
Mais Informações
Para obter mais informações, entre em contato pelo e-mail pic@campinas.gov.sp.br.
Descrição
A OlimPIC 2023 - Olimpíadas da Primeira Infância Campineira, uma iniciativa inédita dedicada a celebrar a vida por meio do esporte e da atividade física direcionada para crianças de 3 a 10 anos, vai ser realizada no dia 26 de novembro, a partir das 8h, no espaço Afrânio Ferreira Júnior, antigo kartódromo, no Parque Taquaral. É só comparecer e se inscrever na hora para participar das atividades. Serão cinco modalidades em disputa pelos pequenos atletas.

A realização da OlimPIC 2023 é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Plano da Primeira Infância Campineira (PIC). A primeira edição do evento está na agenda das celebrações dos 250 anos de Campinas. O objetivo é proporcionar às crianças um ambiente leve, divertido, inclusivo e acolhedor, com atividades esportivas abertas, priorizando o lúdico, distante de qualquer sentido competitivo.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, pontua que o evento, além de proporcionar às crianças algumas horas de diversão e sociabilidade, atua em outra área. “A OlimPIC é esportiva, mas tem caráter educativo também. A criançada começa a descobrir algumas modalidades do esporte, os movimentos, o prazer de praticar algum tipo de atividade física e dependendo da faixa etária, começa a conhecer alguns esportes olímpicos, tendo alguma noção para acompanhar os Jogos de 2024”, diz.

O coordenador do Comitê Intersetorial do PIC, Thiago Ferrari, destaca a importância das ações intersetoriais para garantir o atendimento integral às crianças. “Esse evento também demonstra a importância da construção das políticas transversais e intersetoriais dentro da administração pública, pensando na primeira infância. Porque  primeira infância não é só Saúde, Educação e Assistência Social. Primeira Infância é Esporte, sim, é Cultura, sim. E é dessa forma que a gente constrói uma cidade amigável para as crianças”, completou.

Modalidades esportivas

Os organizadores definiram que as crianças desenvolverão as atividades baseadas em cinco modalidades esportivas: basquete, ciclismo, futebol, skate e atletismo (corrida de obstáculos e arremesso de pelota). As competições serão adaptadas de acordo com as habilidades e as idades das crianças participantes.

Cada modalidade será desenvolvida para atender às necessidades e níveis de habilidade das crianças de diferentes faixas etárias, garantindo que todos os pequenos participantes se divirtam e experimentem o esporte de forma segura.

“A OlimPIC revela a importância da atividade física e sócio emocional na vida das crianças. Ao mesmo tempo, aproxima o convívio com os pais e distancia um pouco das telas. É um instrumento que estimula o desenvolvimento pleno da criança, que é o que o PIC garante”, assegura o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.

As inscrições para participar do evento serão realizadas no local no dia do evento.

Fonte: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51053