17ª Primavera dos Museus promove "Circuito dos Museus" nesta sexta, 22 de setembro

foto do museu da cidade/casa de vidro
Dia: 22/9 (sexta-feira)

Hora: das 9h às 13h
Descrição

Os museus municipais vão promover um tour especial para celebrar a 17ª Primavera dos Museus. O “Circuito dos Museus” será nesta sexta-feira, 22 de setembro, mas é preciso fazer inscrição – que já está aberta - no Portal da Cultura. Há 40 vagas e será por ordem de inscrição.

O Circuito será em ônibus da empresa CCTC de transporte turístico e parceira nesta atividade. O passeio se inicia às 9h no Museu da Imagem e do Som (MIS), com monitoria. De lá, sai em caminhada a pé para o Museu de Arte Contemporânea de Campinas, ao lado do Paço Municipal. Depois de ônibus segue para o Museu de História Natural, no Bosque dos Jequitibás; depois para o Planetário, localizado na Lagoa do Taquaral e termina às 13h no Museu da Cidade/Casa de Vidro, no Lago do Café. O ônibus retorna para o Paço Municipal para o encerramento.

Segundo os realizadores, esta temática foi discutida pela Coordenadoria de Extensão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a partir do coletivo dos representantes dos museus municipais denominado “GT Museus”. A reflexão proposta pelo coletivo foi intensificar ações de difusão da existência e propósitos de atuação dos museus municipais.

O “Circuito dos Museus” está na programação da 17a. Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM). O tema deste ano é “Memórias e Democracia”, cuja proposta é oferecer “oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes”.