Projeto "Sentimentos" do Trio Macaxeira terá 6 apresentações na cidade

Mais Informações
Show: “Sentimentos” com o  Trio Macaxeira

Data e local

- Dia 13/09: quarta-feira - Espaço Cultural Maria Monteiro e Biblioteca Cora Coralina, às 20h.

- Dia 20/09: quarta-feira - CEU Mestre Alceu – Florence, às 19h.

- Dia 27/09: quarta-feira - Casa de Cultura Parque Itajaí, às 15h

Ingressos gratuitos no local

Descrição

A cidade de Campinas será palco de uma série de apresentações do projeto “Sentimentos” do Trio Macaxeira, com shows agendados para o mês de setembro em diversas regiões da cidade. Ao todo, serão 6 shows, com entrada gratuita. Haverá arrecadação voluntária de 1kg de alimento não perecível na entrada de cada show. O projeto faz parte do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O projeto “Sentimentos’’ tem como base de repertório as composições autorais do álbum homônimo gravado no ano passado pelo Trio Macaxeira sob a direção musical do renomado baterista Edu Ribeiro, com carreira dedicada ao avanço da música instrumental brasileira. Campinas é território de profunda ligação com o grupo que nasceu na cidade e hoje se destaca na cena da música instrumental brasileira.

O projeto também realizará um concerto didático: “Música Instrumental Brasileira: um retrospecto das principais formações e gêneros musicais contemporâneos” na Escola Estadual Culto à Ciência. A atividade tem como foco a formação cultural de estudantes do ensino fundamental e médio e é aberta ao público em geral. De um lado, irá tratar da música instrumental brasileira ao longo do século XX e suas principais formações e características musicais; e de outro, traz um repertório ligado às tradições da música instrumental, representado pelas composições autorais do Trio Macaxeira.

A atividade mostra na prática alguns dos elementos musicais característicos que serão demonstrados a partir das composições autorais do grupo eque permeiam diferentes gêneros musicais brasileiros como o samba, o baião, o samba-canção e o frevo.