Você é superdotado? Como é o 'teste secreto' para identificar pessoas superinteligentes - 02/08/2023

Em junho, São José dos Campos (SP) recebeu aplicação de teste no Parque Tecnológico.

Imagina ser submetido a um teste que pode definir se você é uma pessoa superinteligente ou não? No Brasil, o teste para mensurar esse conhecimento é tido como ‘secreto’. Isso porque, o candidato submetido ao teste só sabe do conteúdo da prova, aplicada pela Mensa Brasil, na hora da realização.

A associação à Mensa, uma espécie de 'clube' de pessoas de alta inteligência, depende de uma aprovação do candidato que marca mais de 130 pontos no teste de QI. A média no país, contudo, é de 83 pontos -- o que se torna um desafio para a maioria dos brasileiros.

O desafio é tão grande que a Mensa estima que 2% da população mundial tem um QI considerado alto, ou seja, com pontuação acima de 130. No país, considerando o percentual, cerca de 4 milhões de brasileiros são 'superinteligentes'.

Por g1 Vale do Paraíba e Região