"Bem Debaixo do Nariz" estreia em Campinas neste domingo, 26 de novembro

Imagem
Damião e Cia
Mais Informações
@damiaoecia
Quando
Bem Debaixo do Nariz
 
Data: 26 de novembro (domingo)
 
Horario: 16h
Onde
Local: Parque Portugal “Lagoa do Taquaral” Entrada 1 (Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral, Campinas)
 
Entrada gratuita
 
Acessibilidade: A apresentação contará com intérprete de Libras
Descrição
A companhia Damião e Cia estreia seu novo espetáculo teatral Bem Debaixo do Nariz, no dia 26 de novembro, às 16h, na Lagoa do Taquaral, com entrada gratuita. Voltado para o publico infantil, o espetáculo conta a história de Brigite e Begônia, duas amigas que nascem no mesmo dia, no mesmo horário e no mesmo circo. Após uma tentativa frustrada de fazerem parte de um espetáculo, elas decidem partir, juntas, em uma aventura.
 
Begônia é interpretada por Fernanda Jannuzzelli e Brigite por Lara Prado, com a direção artística de Cláudio Saltini, fundador da reconhecida Cia. Circo de Bonecos de São Paulo. A inspiração do espetáculo vem da época da pandemia. A fim de colocar o nariz vermelho a serviço das crianças confinadas, as atrizes e palhaças da trupe criaram, no canal da companhia no YouTube, a série humorística e infantil batizada de Brigite e Begônia na Quarentona. Neste ano, lembrando daqueles momentos difíceis, elas chegaram à conclusão de que não tinham ainda um espetáculo pensado a partir da ótica da criança.
 
“A Damião e Cia sempre acredita que o hábito de ir e apreciar o teatro, o circo, ou qualquer outra arte ou cultura, precisa começar desde cedo. Se a criança vai, assiste e se identifica com aquilo que viu, a probabilidade dela se tornar uma espectadora assídua é muito grande. Neste espetáculo, por exemplo, partimos da visão de mundo dessa criança, o que ela entende e pensa sobre as situações. Com certeza, ela vai se identificar com a narrativa”, destaca Fernanda, interprete de Begônia.
 
A estética do espetáculo tem raízes fincadas na teatralidade circense, não à toa, o figurino, concebido pela atriz Lara Prado, vem auxiliar a criançada a se ligar à saga de crescimento das amigas circenses. “O figurino acompanha a trajetória das personagens, tratando de ilustrar os diferentes momentos que elas vivem, sendo sobrepostos conforme crescem e passam por mudanças. Dessa forma, o público pode ver a transformação das duas em cena na medida em que elas próprias vão evoluindo”, conta a atriz que interpreta Brigite.
 
 
A Damião e Cia
 
A premiada Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em teatro e circo fundado em 2012 por artistas bacharéis em Artes Cênicas pela Unicamp. A companhia fundamenta sua linguagem no estudo das mais variadas formas de teatro popular, buscando a valorização da tradição, assim como sua reinvenção em prol do diálogo com a contemporaneidade.
 
Ao longo de sua trajetória, o grupo produziu os espetáculos As Presepadas de Damião (Mario Santana, 2012), Atenção, Respeitável Público (2012), Estrela da Madrugada (Mario Santana, 2013), Burundanga – a revolução do baixo ventre (Fernando Neves, 2018), Andante (Cia Markeliñe/Espanha e Damião e Cia, 2019), As Desventuras do Capitão Rabeca (Tiche Vianna, 2019) e GranCirque Brado (Thiago Sales, 2022), em parceria com o Circo Caramba, Trupica Coração (Kátia Daher, 2022), Um Incrível Show de Mímica (Rodrigo Nasser, 2022) e Bem Debaixo do Nariz (Cláudio Saltini, 2023).
 
Os espetáculos do grupo são criados para diferentes espaços de representação e buscam a comunicação com um público heterogêneo, de modo a proporcionar a expansão do universo simbólico e criar rupturas no cotidiano, possibilitando encontros e trocas.