Com uma queda de 10% nas mortes registradas em vias urbanas, Campinas alcançou, até dezembro de 2024, oito vidas salvas. É o que indicam os dados preliminares do Boletim Informativo de Óbitos no Trânsito, divulgado mensalmente pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Foram 71 vidas perdidas em vias urbanas até dezembro de 2024. O município fechou o ano de 2023 com 79 óbitos em vias urbanas.
O município também pode celebrar as vidas de motociclistas e pedestres salvas em vias urbanas em 2024. Os dois grupos apresentaram índices de queda, em relação ao mesmo período de 2023.
Foram 33 motociclistas ou garupas mortos no trânsito até dezembro de 2024, contra 38 no mesmo período de 2023 – uma queda de 13%. Apesar do índice positivo, os motociclistas ou garupas seguem ocupando a posição de principais vítimas de sinistros, com 46% das mortes em vias urbanas. Eles também lideram os comportamentos de risco observados nas operações de fiscalização, com quase 79% das infrações identificadas nas abordagens – 3,8 mil.
A tendência de queda nas mortes de pedestres em vias urbanas, que representam 31% do total computado no período, se manteve no fechamento de 2024. Foram 22 vidas perdidas até dezembro, número 19% menor do que o registrado em 2023 (27 óbitos).
Ocupantes de outros veículos e ciclistas representaram 15% e 7% das mortes em vias urbanas, respectivamente. Foram 11 vidas perdidas no primeiro grupo e cinco no segundo até dezembro deste ano. Neste último grupo, o número é equivalente ao registrado em 2023.
Álcool segue superando velocidade como principal causa das mortes
Pelo terceiro mês consecutivo, a combinação entre álcool e direção ultrapassou o excesso de velocidade no ranking dos fatores de risco, que motivaram os sinistros em vias urbanas. O ato de dirigir após o consumo de bebida alcoólica já causou 17 mortes em 2024. E o excesso de velocidade foi responsável por 14 mortes em vias urbanas. Os dois comportamentos de risco foram as principais causas das vidas perdidas no trânsito em 2024, com 36% e 30% dos 47 óbitos analisados pelo Comitê Vida no Trânsito.
Queda nas mortes em vias urbanas e rodovias
Com 85 óbitos registrados em rodovias, Campinas computou, até dezembro, o total de 158 mortes no trânsito em vias urbanas e rodovias. Em duas ocorrências, ainda não foi possível identificar o local exato.
O número preliminar é menor do que o registrado em 2023, quando 159 pessoas perderam a vida em 149 sinistros (acidentes) fatais em Campinas, sendo 79 (49,7%) em vias urbanas e 80 (50,3%) em rodovias no perímetro urbano.
Engenharia, fiscalização e educação para salvar vidas
As vidas salvas computadas em 2024 são fruto das diversas ações permanentes realizadas pela Emdec, em três principais frentes: engenharia de tráfego (desenho de vias), fiscalização e educação para mobilidade urbana.
Ao longo de 2024, o trabalho de reforço da sinalização viária alcançou 197,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo), 6,7 mil novas placas implantadas e 328 rampas de acessibilidade executadas.
Além disso, obras de geometria foram realizadas em diversos pontos críticos para sinistros, nos eixos das avenidas John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, em especial junto aos terminais e estações dos Corredores BRT. Em favor da mobilidade ativa e dos pedestres, foram realizadas ações de urbanismo tático dos programas “Revivacidade” e “Caminhos do Brincar” nas regiões do Botafogo, Parque Industrial, Padre Anchieta e Satélite Íris, além de projetos de requalificação de importantes vias do Centro, como a Campos Sales e a José Paulino.
Como forma de combate às infrações e aos comportamentos de risco no trânsito, foram realizadas 127 operações integradas de fiscalização em 2024, envolvendo a Emdec e as forças policiais, resultando em cerca de 4,8 mil infrações identificadas e 1,3 mil remoções ao Pátio Municipal.
As equipes de educação para mobilidade da Emdec promoveram, ao todo, 337 ações educativas em locais com altos índices de sinistralidade e em instituições de ensino, incluindo blitze para motociclistas, esquetes teatrais para priorização dos pedestres. A mais recente ocorreu no último dia 24, no Cambuí. E contemplou a distribuição de antenas corta-pipa em parceria com a concessionária Rodovias do Tietê e a Honda Japauto.
O Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito está disponível no site da Emdec, na seção “Cadernos de Acidentalidade”.