Emdec implanta 6,7 mil placas e 328 rampas em 2024 - 08/01/2025

Vias mais seguras para pedestres e condutores, sinalizadas e acessíveis. Esse é o resultado das ações de reforço da sinalização viária realizadas de forma permanente pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Ao lado das frentes de engenharia de tráfego e campanhas educativas, a sinalização das vias busca, principalmente, minimizar sinistros (acidentes) e salvar vidas no trânsito.

 

Ao longo de 2024, foram contabilizados 197,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo). Essa frente inclui, por exemplo, reforço da pintura de faixas de pedestres, parada obrigatória (PARE) e de vagas rápidas ou especiais. Também foram implantadas 6.725 novas placas (sinalização vertical) e 328 rampas de acessibilidade foram executadas.

 

A requalificação da sinalização de solo contemplou 10 bairros inteiros e outros 32 parcialmente. Entre os bairros que tiveram a sinalização totalmente revitalizada nos últimos 12 meses estão o Jardim Ouro Preto, Jardim Santana, Parque Xangrilá, Jardim Jatibaia, Campina Verde, Santa Rosa, Parque Valença, Residencial Sirius, Vila Rica e Jardim Santa Mônica.

 

Antes de implantar a sinalização nas ruas, a Emdec executa projetos que determinam as necessidades de cada região. No último ano, foram 546 projetos de sinalização elaborados. Nessa etapa, são avaliadas as características das vias, fluxo de pessoas e veículos e apontadas as medidas de reforço da segurança viária, que podem incluir a semaforização de cruzamentos, por exemplo.

 

Em outra frente, a Emdec também revitaliza placas retiradas das ruas, que apresentam deterioração por ação do tempo ou que foram vandalizadas. Após o processo de recuperação, elas são reimplantadas nas vias. Foram 2,5 mil placas recuperadas ao longo de 2024. O trabalho é realizado na oficina da Emdec, localizada na rua José Cruz Ferreira Jorge, na Vila Industrial. Entre as principais vantagens dessa frente estão o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade.