Mural "Refúgio Campineiro" promove arte e conscientização ambiental - 14/10/2024

O muro da Emef Professora Violeta Dória Lins foi contemplado com cores e desenhos de “Refúgio Campineiro”, feitos pela artista Sarah Gabriele Esteves Costa Cardoso, conhecida como “S. Urbana”. Além disso, foram plantadas flores nativas em um canteiro construído pela comunidade. A obra é resultado do edital de credenciamento nº002/2023 “Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano”, parceria entre a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e a Secretaria de Cultura e Turismo.

A obra, que foi executada entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, retrata personagens da fauna local e vegetação nativa, em colaboração com a comunidade escolar. O projeto incluiu a criação de um canteiro de flores nativas, plantado pela comunidade, e visou conscientizar jovens sobre a importância do cultivo e do impacto positivo da arte.

“Executar a obra ‘Refúgio Campineiro’ foi uma grande experiência. Pintei um painel com vários personagens, entre eles o pica-pau-de-cabeça-amarela, o Biguá e o Alma-de-gato, além de vegetações nativas como o jatobá, cuja árvore existe dentro da escola onde aconteceu a pintura”, disse S.Urbana.

“Por meio dos grafites, os espaços públicos estão transformando a cidade em uma galeria a céu aberto”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes, complementa que o projeto busca promover a valorização da arte representada pelos muralistas e grafiteiros. “São obras de arte a céu aberto que continuaremos a fomentar com os recursos recentemente aprovados tanto pela Secretaria de Cultura como pelo Fundo de Meio Ambiente. É uma grande satisfação ver uma política pública que foi idealizada para se transformar em realidade”.

 

O edital

O edital de credenciamento nº002/2023 “Intervenções Artísticas de Arte Urbana, Grafite e Muralismo 'Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano'” foi lançado em 4 de agosto de 2023, com o objetivo de credenciar grafiteiros para executar intervenções de arte urbana por meio das técnicas do grafite e do muralismo em murais, empenas, fachadas e similares localizados em vias e locais públicos do município e em imóveis que impactem a paisagem pública e o ambiente urbano.

O objetivo do programa é ornamentar os espaços públicos estimulando a prática de artes urbanas; inibir a poluição visual; promover a identidade artística e cultural local; trazer acessibilidade, visibilidade e contemplação a arte; desenvolver ações de incentivo à criação artística e cultural; incentivar novas formas de olhar para a cidade através dos murais públicos; valorizar as diversas expressões vinda dos artistas grafiteiros e suas narrativas; promover a educação ambiental através da linguagem artística e abordar as temáticas socioambientais de forma lúdica e promover a conscientização e o protagonismo social nas ações ambientais.