Educação de Trânsito: Campo Grande terá Minicidade do Trânsito - 07/10/2024

O Distrito do Campo Grande terá uma Minicidade do Trânsito. O espaço será semelhante ao existente na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na Vila Industrial. As obras já estão em andamento.

 

A realização do projeto é possível por conta de emenda impositiva, no valor de R$ 250 mil. Com a emenda impositiva é possível destinar recursos orçamentários para atender necessidades específicas de uma região, considerando o planejamento de políticas públicas para a sociedade.

 

A Minicidade do Trânsito da Praça da Concórdia é um projeto dentro das ações do Revivacidade, da Emdec. O objetivo é promover um uso mais racional e sustentável da praça, na sua área central.

 

O projeto contempla a utilização de 124 metros lineares do leito da praça; e rede ciclável (ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota e calçada compartilhada) de 92,5 metros lineares.

 

Também área para pedestres; parque naturalizado; jardim (plantio de Ipês, arbustos e grama); paraciclo; 18 bancos; três travessias de pedestres; cinco rampas de acessibilidade; uma parada com abrigo de ônibus; dois pontos semaforizados; uma vaga PCD e uma vaga de idoso; e sinalização horizontal e vertical

 

 

Proposta pedagógica

 

O espaço da Minicidade do Trânsito simula a circulação em ambiente urbano. Em escala reduzida há rua, ciclofaixa, calçadas, travessias de pedestres, abrigo de ônibus adaptado. O circuito também conta com sinalização viária e cicloviária horizontal (solo) e vertical (placas); semáforos e vagas exclusivas.

 

É parte das iniciativas de Educação da Emdec, de preservação de vidas no trânsito. Tem como objetivo oferecer modelos de espaço urbano e fortalecer o lúdico e criatividade das crianças, com os cuidadores, para imaginar novos cenários urbanos, construindo cidades mais sustentáveis e seguras. Complementa, com atividades práticas e lúdicas, os programas de Educação para a Mobilidade, já realizados pela Emdec.

 

Na Minicidade é possível vivenciar situações reais de Mobilidade Urbana. As crianças são estimuladas a adotarem comportamentos seguros e terem contato com diferentes modos de deslocamento (como pedestres, ciclistas e usuários do transporte público). Como forma de estimular a mobilidade ativa e o uso do transporte coletivo, o espaço não foi pensado para que a criança exerça os papeis de futuro motorista ou motociclista.

 

Entre os conceitos abordados durante a experiência estão a segurança viária; a democratização do espaço público, com acessibilidade e inclusão; a preservação do meio ambiente; e a priorização dos meios de transporte não motorizados, coletivos e sustentáveis.

 

 

Revivacidade

 

O Programa Revivacidade promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade, além de estimular a redução da velocidade. Alinhado aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade, o Revivacidade foi elaborado pela Emdec e tem o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do WRI Brasil.

 

No ano passado (2023), uma ação de urbanismo tático no entorno da rua Delphino Cintra, no Botafogo, rendeu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”.