A Prefeitura de Campinas inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 5 de julho, dois novos parques infantis inclusivos, um na Vila Boa Vista e outro no CRAS Integração (Rua Papa João Paulo II, 80 - Vila Padre Anchieta). Com ambos, esses foram o sexto e o sétimos instalados pela administração municipal. O primeiro, localizado na Praça Maria Clara de Souza Caixeta, conta com três balanços, uma gangorra e um gira-gira. O segundo fica no CRAS Integração e conta com um gira-gira, uma gangorra e um balanço.
“As crianças com deficiência têm o direito de brincar e essa nova unidade é mais um avanço em relação a uma cidadania plena em nossa cidade. Quero também agradecer ao vereador José Carlos pela emenda que tornou possível essa benfeitoria para nossa cidade. A inclusão das crianças com deficiência também precisa ser pensada a partir do brincar”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Campinas conta com 12 parques inclusivos, com brinquedos feitos para atender às necessidades de crianças com deficiência e permitir que crianças com e sem deficiência brinquem juntas. O conjunto de brinquedos consiste em balanços, gira-giras e gangorras adaptadas. Na atual gestão foram construídos parques inclusivos no Jardim Maracanã, na Vila União, no Jardim São Domingos, no Ouro Verde e no Jardim Eulina. Além das sete unidades construídas na gestão, Campinas tem parques inclusivos em Sousas, na Pedreira do Chapadão, no Parque Taquaral, no Parque Dom Bosco e no Parque das Águas.