O Centro de Gestão e apoio inclusivo as Altas habilidades/superdotação (GAIAH) tem por objetivo capacitar profissionais, assessorar os serviços e analisar processos de implantação de serviços de atendimento educacional especializado para os alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) matriculados nas escolas da Rmec, propondo parcerias institucionais e interinstitucionais, buscando cooperação técnica e atendimento do(a)s aluno(a)s no contraturno escolar.
Espaço GAIAH
Gestão e Apoio à Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Em fevereiro de 2022 teve início o trabalho da Gestão e Apoio à Inclusão dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (GAIAH) na solidificação de uma política pública de identificação e atendimento educacional dos alunos com altas habilidades/superdotação, com foco no enriquecimento/suplementação curricular e na solidificação de propostas de oportunidades de aprendizagem com múltiplas possibilidades de expressão e representação e que considere as diversas áreas de conhecimento existentes.Tal prerrogativa contempla prioritariamente as seguintes frentes de trabalho:
- Processo de sensibilização/aproximação com o conceito junto às unidades educacionais e profissionais da educação: Participações da professora articuladora do GAIAH em momentos formativos das unidades escolares.
- Processo de identificação (SME/CEB nº176/ 2019/ Atualizado em 2023). Tal processo consta com instrumentos de identificação pedagógica: Orientação e Acompanhamento destes processos pela professora articuladora do GAIAH.
- Elaboração de proposta de Enriquecimento/Suplementação Curricular baseado no Modelo Triádico de Enriquecimento Curricular/Joseph Renzulli: Orientação e acompanhamento deste processo pela professora articuladora do GAIAH.
- Elaboração de propostas educacionais que oportunizem experiências de aprendizagem com múltiplas formas de representação, expressão e áreas de conhecimento para todos os alunos: Orientação e acompanhamento deste processo pela professora articuladora do GAIAH.
Em, 2023, iniciou-se o trabalho diretamente com os alunos, organizados em pequenos grupos, por faixa etária ou áreas de interesse.
Importante ressaltar que diferentemente de outras redes e até mesmo do preconiza a legislação federal sobre a oferta do atendimento educacional especializado, no município de Campinas contamos com professores de educação especial que atuam no contexto escolar e no turno do aluno público-alvo da educação especial e também profissionais que atuam no contexto da sala de recurso multifuncional. Tal organização possibilita um trabalho bastante qualificado e próximo do cotidiano escolar dos alunos, professores e das unidades educacionais.