Prefeitura de Campinas inaugura 3ª creche do Espaço do Amanhã, no DIC I - 08/06/2024

A CEI Edenir Rodrigues de Barros, 3ª creche do programa Espaço do Amanhã, foi inaugurada neste sábado, 8 de junho, no Conjunto Habitacional Monsenhor Luís Fernandes de Abreu, no DIC I. A unidade tem capacidade de atendimento de até 320 crianças com idades entre 0 e 5 anos com acessibilidade em todos os ambientes.

O prefeito Dário Saadi acompanhou a entrega. Segundo ele, é um dia para agradecer a todos que tornaram o projeto prossível, desde os vereadores que foram favoráveis ao projeto de lei que permitiu a construção das unidades e ao corpo técnico da Fumec. "É um espaço muito importante para as crianças e para as mães da região. Mais de 300 mães vão poder trabalhar fora. As mulheres sofrem uma injustiça histórica porque deixam de trabalhar para cuidar dos filhos. Essas creches poderiam ser escolas particulares em qualquer região da cidade. Juntos nessa união, estamos fazendo história na educação", disse.

A unidade foi construída e equipada com um investimento de R$ 7.593.722,79 em uma área de 1.695 metros quadrados. Do total dos recursos, R$ 2.156.161,99 foram utilizados para a aquisição de mobiliários que vão contribuir com as práticas pedagógicas e o desenvolvimento integral das crianças. A entrega faz parte das comemorações dos 250 anos de Campinas.

O secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, disse que está saindo do papel a meta de oferecer 5 mil vagas na educação infantil. "O projeto é compatível com a necessidade das crianças para se transformarem em cidadãs completas. A escola de educação infantil é o alicerce que vai edificar tudo o que as crianças serão no futuro. Por isso o nome "Espaço do Amanhã", afirmou.

As primeiras unidades foram inauguradas nos bairros Bosque das Palmeiras e Residencial Campo Florido II. Outras 13 creches em cinco regiões de Campinas estão em construção dentro do programa Espaço do Amanhã que vai ampliar em cinco mil o número de vagas na educação infantil de Campinas. O investimento total do programa é de R$ 144 milhões viabilizados pela própria Prefeitura.

Edenir Rodrigues de Barros

A creche no DIC I homenageou Edenir Rodrigues de Barros. Natural de Ponta Porã (MS), Edenir chegou em Campinas na década de 1970 e, 20 anos depois, se estabeleceu na região do Ouro Verde, no DIC VI, onde viveu com sua família e trabalhou na drogaria Farmadic.

Considerada uma mulher generosa e batalhadora, foi uma grande referência como liderança comunitária da região dos DICs, sempre cobrando melhorias na infraestrutura da região, como asfalto, vagas em creches e segurança, sendo inclusive uma das fundadoras do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Ouro Verde.

Edenir faleceu em 2020, vítima da pandemia de covid-19.

Seu filho, o vereador Rodrigo da Farmadic, esteve na inauguração. "Minha mãe foi uma pessoa muito atuante por vagas em creche. Em nome da minha família, agradeço a homenagem. As famílias poderão matricular os filhos tranquilas, porque eles serão muito bem cuidados", disse.