O Centro Cultural Casarão, no Distrito de Barão Geraldo está recebendo o Festival Arreuní!, e o próximo encontro será no domingo, dia 9 de junho, a partir das 15h, com as cantoras e compositoras Sinhá Rosária e Ana Paula da Silva. A entrada é gratuita e o evento conta com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.
O festival tem como proposta divulgar as diferentes vertentes da música tradicional brasileira, reunindo artistas de culturas distintas para compartilhar a diversidade e versatilidade de suas composições e interpretações, valorizando a cultura interiorana em sua multiplicidade e fomentando o intercâmbio musical entre diferentes estados do país.
No total, são oito encontros com 16 artistas de diferentes regiões do Brasil. Todos se iniciam às 15h, no mesmo local, tendo cerca de 1h30 de duração, com entrada gratuita e livre para todos os públicos. O festival começou em maio e vai até setembro de 2024.
O festival também oferecerá banheiros com acessibilidade, apoio de uma equipe de suporte para pessoas com necessidades especiais de mobilidade, e tradução em libras durante as apresentações.
Ana Paula da Silva
Com 27 anos de carreira, a compositora, cantora e instrumentista Ana Paula da Silva lançou sete álbuns, um DVD e um songbook com suas composições, além de um livro sobre práticas musicais da sua região, Santa Catarina. Bisneta de negros e de caboclos, Ana Paula busca cada vez mais retratar em sua obra a herança de sua ancestralidade, nas experiências musicais e em sua vida
Sinhá Rosária
Aos 88 anos, Sinhá Rosária tem uma carreira inspiradora na cultura popular. É cantora e compositora de Campinas, cofundadora do grupo Urucungos, Puítas e Quijengues, criado por Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade, na Universidade Estadual de Campinas.
Sinhá preserva e divulga cantos, ritmos e danças do samba de bumbo campineiro, samba de lenço rural paulista, jongo, coco, maracatu, samba de roda, bumba meu boi, baião, lundu, entre outros.