Revivacidade: Padre Anchieta recebe ações de urbanismo tático - 23/05/2024

Uma área de convivência da comunidade, com medidas de urbanismo tático, foi instalada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na região do Padre Anchieta, nesta quinta-feira, 23 de maio. O cruzamento da avenida Papa João Paulo II com as vias São Lourenço e São Tomé recebeu o projeto Revivacidade, que promove a mobilidade ativa e amplia a segurança viária. Uma visita interativa de estudantes marcou a ativação do espaço, como parte da programação do Movimento Maio Amarelo 2024.

As intervenções foram pensadas especialmente para o público infantil da região. Um espaço lúdico foi criado em um acesso inativado, com a sinalização de brincadeiras infantis no solo.

O local recebeu lombofaixas, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade nos cruzamentos, paraciclos, mobiliários urbanos (bancos, lixeiras e floreiras), além do plantio de mudas. Na ciclofaixa existente, houve a sinalização de trecho compartilhado entre ciclistas e pedestres.

Ativamos um espaço público e lúdico em um cruzamento perigoso, que apresentava risco de sinistros. A ideia é ampliar os espaços de convivência, que estimulam os meios sustentáveis de deslocamento, principalmente o caminhar e o pedalar”, explicou a coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle da Silveira Rosa.

A região conta com imóveis residenciais, comércios, instituições de ensino e diversos serviços de saúde, como o Centro de Saúde da Vila Padre Anchieta “José Carlos Bonfá” e a Unidade de Pronto Atendimento "Pastor Agostinho Godinho de Souza" (Anchieta Metropolitano). O local da intervenção também fica próximo ao Terminal Padre Anchieta.

O evento simbólico contou com a presença de alunos da Escola Estadual “Marcelino Velez”, que percorreram o trecho de 1 km até o local da intervenção a pé. Educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec orientaram as brincadeiras lúdicas e os estudantes puderam pedalar e usufruir do espaço.

Participaram da cerimônia o representante da Câmara Municipal, vereador Eduardo Magoga, e o coordenador do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari.

Moradora do bairro, a professora Vanessa Cristina Bonadia, destacou a importância de equilibrar a mobilidade de veículos e pedestres. “Levando em consideração os conflitos que existiam nesse trecho, essa foi uma ótima solução, já que aumenta a segurança, principalmente para os pedestres, além de criar uma área de lazer para as crianças”, disse.

Histórico

O cruzamento contava com um acesso que foi fechado para minimizar conflitos de tráfego. Com a permanência dos comportamentos de risco por parte dos condutores e para minimizar os riscos de sinistros (acidentes), a Emdec adotou a intervenção no local. As floreiras passaram a exercer o papel de ‘barreiras’ para evitar a transposição irregular.

A sinalização viária foi realizada pelas equipes da Emdec, incluindo a confecção de gabaritos para demarcação dos jogos infantis. A iniciativa contou com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), do Plano Primeira Infância Campineira e da Secretaria de Serviços Públicos, que realizou o paisagismo.

O que é o Revivacidade?

O programa promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade, além de estimular a redução da velocidade. No ano passado, a ação rendeu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”.

Esta é a terceira intervenção do projeto, que já levou ações de urbanismo tático à região do Botafogo, no entorno da rua Delphino Cintra; e à Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Vicente Ráo”, no Parque Industrial.

Alinhado aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade, o Revivacidade foi elaborado pela Emdec e tem o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do WRI Brasil. Para saber mais sobre o Programa Revivacidade, acesse www.emdec.com.br/revivacidade.

Maio Amarelo 2024

O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação.

Durante todo o mês, diversas atividades de conscientização serão promovidas pela Emdec. A programação completa pode ser acessada no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo .