A revitalização do Centro de Convivência Cultural "Carlos Gomes", em Campinas, entra em mais um capítulo importante. A ordem de serviço para o início das obras da segunda fase foi assinada nesta semana e ainda no mês de maio os serviços devem começar.
De gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a obra será executada no prazo de 12 meses pela empresa Full Tec Engenharia Ltda, vencedora da licitação. O investimento é de R$ 38.900.000,00.
Nesta segunda fase da reforma do Centro de Convivência estão incluídas as novas instalações da luminotécnica, acústica, áudio e vídeo, instalações elétricas e cenotecnia. Segundo o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, essa etapa consiste no "recheio" do Centro de Convivência, o que vai permitir com que a casa de espetáculos retorne às suas atividades normais.
"Está dada a largada. Vamos acompanhar essa obra com toda a atenção e cuidado para garantir que em breve Campinas tenha o Convivência de volta, completamente restabelecido e pronto para entregar cultura à nossa cidade", destacou Barreiro.
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, esse é um momento de muita alegria para o setor cultural em Campinas. "Esse espaço é o coração da cultura de Campinas e poder devolvê-lo à população é uma forma de trazer ainda mais arte para a região Central da cidade, com novos concertos, espetáculos, shows e diversas manifestações artísticas", ressaltou.
A secretária lembrou ainda a importância do Convivência para a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. A Sinfônica voltará a ter sua sede e espaço para ensaios no local, um espaço renovado e preparado especialmente para receber os artistas e o público.
Primeira fase
A conclusão da primeira fase da reforma do Centro de Convivência foi oficializada em 7 de novembro de 2023. Nesta fase, foram investidos R$ 23,5 milhões. A obra incluiu a reforma da alvenaria, camarins, áreas de ensaio e de circulação, substituição hidráulica e elétrica, acessibilidade, drenagem e impermeabilização do Teatro de Arena.
A entrega foi a primeira em comemoração aos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para os cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.