Primeira reunião dos conselheiros mirins do PIC teve conversa séria com propostas e brincadeiras - 19/09/2023

Crianças depositaram seus projetos para a cidade no Baú dos Desejos, que será aberto daqui a um ano, no final do mandato deste primeiro Comitê

A primeira reunião do Comitê Infantil do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) foi realizada no último sábado, 16 de setembro, e contou com 17 conselheiros mirins. Os pequenos vão debater, de forma lúdica, até o final deste ano, temas importantes relacionados às políticas públicas para as crianças. O mandato do Comitê é de 1 ano.

Para 2023, estão programados mais três encontros, sempre no primeiro sábado do mês, e com uma temática por mês.

Neste primeiro encontro, os conselheiros, que têm idade entre 4 e 11 anos, discutiram o que é coletivo e o que é individual. “Nesta primeira reunião, o grupo se conheceu e os pais puderam conhecer a equipe do PIC que está liderando essa jornada com as crianças”, disse Thiago Ferrari, coordenador do PIC. “A ideia é que os encontros sejam lúdicos, com brincadeiras e dinâmicas, na linguagem das crianças para que possamos escutá-las em sua essência, sem induzi-las a nada”, completou.

Entre as atividades, os pequenos escreveram o que gostariam que melhorasse na cidade. Os papéis foram depositados no Baú dos Desejos, que será aberto no final do mandato, daqui a um ano. Em agosto do próximo ano, quando a caixa for aberta, eles poderão conferir o que foi feito neste período e que políticas públicas – aqui colocadas como sonhos – foram concretizadas.

Pensando no coletivo, os desejos depositados no baú incluem mais parques, mais brinquedos em espaços públicos, mais segurança, árvores com frutas, mais brinquedotecas, parque de diversões e cuidado com os animais.

“É incrível ver que mesmo sendo tão pequenos eles já têm consciência de coletivo. Os desejos expressados são para a comunidade onde vivem. Ou seja, eles são o futuro, então precisam ser ouvidos”, disse Ferrari. “Essas sugestões e outras que se juntarão ao longo dos próximos meses serão entregues para o prefeito, da mesma forma que acontece com o Orçamento Cidadão”, completou.
Comitê

Criado pelo Decreto Municipal 22.843, o Comitê permite à Administração Municipal incorporar as opiniões das crianças no desenvolvimento de projetos na cidade, funcionando como um canal direto para escutar suas demandas e sugestões para diversos setores da Prefeitura.

O Comitê é composto por 24 crianças – 12 meninos e 12 meninas – de 4 a 11 anos. O papel do conselheiro mirim é fornecer aconselhamento especializado para a pauta da infância representando as necessidades e vontades das crianças, além de propor resolução de problemas, facilitar a coleta de opiniões e demais contribuições para as políticas públicas da cidade.