Secretaria do Clima: inclusão e meio ambiente são temas de palestra na EMEF Leonor Savi Chaib


A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) participou nesta semana de uma atividade na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leonor Savi Chaib, dentro da programação da “Gincana da Inclusão”. Embora o evento fosse voltado principalmente ao tema da inclusão de pessoas com deficiência, a Seclimas aproveitou a oportunidade para ampliar o debate, abordando também a relação entre inclusão e meio ambiente.

A palestra foi conduzida pelo diretor educacional na Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Seclimas, Gustavo Merlo, que é cadeirante. Em formato de bate-papo, Merlo conversou com os alunos do 6º ao 9º ano, professores e equipe gestora sobre respeito às diferenças, capacitismo, empatia e o papel da escola na vida das pessoas com deficiência.

“Por meio da minha história de vida, abordamos temas como respeito às diferenças, capacitismo, empatia, o papel da escola na vida das pessoas com deficiência e como é papel de cada um tornar o mundo mais inclusivo. Junto entra a questão da justiça ambiental, e como as pessoas com deficiência estão mais vulneráveis às emergências climáticas. Também incentivamos a escola a desenvolver projetos de Educação Ambiental em parceria com a Seclimas”, destacou Merlo.

A “Gincana da Inclusão” está sendo realizada ao longo de toda esta semana na EMEF Leonor Savi Chaib e envolve diferentes atividades voltadas à promoção do respeito, da convivência inclusiva e do fortalecimento de valores humanitários entre os estudantes.