Os alunos dos 8º e 9º anos das escolas municipais de Campinas estão participando da 7º edição do Ciência & Arte no Inverno (Cafin) promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os 90 estudantes que estão no programa vão viver a experiência de como é feita as ciências e artes, no âmbito acadêmico.
A cerimônia de abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas. Estavam presentes professores, pesquisadores, alunos da universidade e da rede municipal. Durante a abertura, os convidados assistiram uma apresentação do Coral dos Servidores Municipais.
“A Unicamp é reconhecida nas Américas como um grande polo de desenvolvimento científico, então receber os nossos alunos aqui é de grande incentivo para eles estudarem mais, almejam ser alunos de colégios técnicos, por exemplo”, conta o Secretário Adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti.
Até a próxima sexta-feira, 18, os alunos vão participar de oficinas com microscópio, prototipagem aeroespacial, atração de ímãs, observação de animais, entre outras.
Carlos Henrique Santana, de 14 anos, é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Emílio Miotti, localizada no Jardim Santa Lúcia. Ele aproveitou o período do recesso escolar para participar das oficinas oferecidas pelo Cafin. “Nesta semana vamos falar sobre diversos conteúdos que estamos aprendendo na escola e os que vão cair em provas de alguns vestibulinhos como o COTUCA (Colégio Técnico de Campinas)”, explicou o aluno.
Os professores e pesquisadores das faculdades entendem que esse é um momento que permite o aluno vivenciar um pouco o ambiente universitário, assim como, aproveitar para pegar dicas que podem ser usadas no dia a dia da escola. “Os alunos têm vontade de aprender. Eles devem pegar essa fagulha e acendê-la aqui, nesta semana”, disse a Pró-Reitora de Graduação da Unicamp, Mônica Alonso.
Coral dos servidores
Sob a regência do maestro Leandro Cavini e acompanhado da pianista Natalia Spostes, o Coral dos Servidores interpretou as seguintes composições: Canções e momentos (Milton Nascimento e Fernando Brant); Maracangalha (Dorival Caymmi)); Medley de Cirandas: Casa de farinha (Desconhecido); Quando a morena (Gabriel Levy); Cirandeiro (Desconhecido); e Agora só falta você (Luis Sérgio Carlini e Rita Lee).
“É um orgulho muito grande levar o nosso coral para eventos como este. São cerca de 80 vozes incríveis, entre servidores públicos da ativa e aposentados, que têm encantado a todos”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados.
O Coral dos Servidores é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Prefeitura Municipal de Campinas, que valoriza a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos servidores, por meio da música.