EMEF/EJA Pe José Narciso Vieira Ehrenberg

NARCISO

O projeto começou a ser aplicado na nossa escola no dia 23/03/2022 sob a orientação do professor de geografia Douglas Domiciano. Ocorre uma vez por semana, após o horário das aulas (atualmente às segundas-feiras das 18h10 às 19h00). Os alunos que integram o projeto pertencem ao CICLO III (6º anos e 7º anos), pois foi a faixa etária que mais se mostrou interessada em participar.

Como a aplicação do projeto, nesse primeiro ano, está no que se considera uma fase de testes (tanto para o docente refletir e compreender os caminhos didáticos, quanto para os discentes se adaptarem a nova dinâmica de ensino-aprendizagem) a participação ficou restrita a um teto de 15 alunos. Desta forma, hoje participam do projeto 08 alunos do 6º ano e 07 alunos do 7ºano. Essa seleção é feita mediante os seguintes critérios:

• Interesse pela área de informática/robótica.
  • Não possuir ocorrências / advertências / suspensões.
  • Bom desempenho em testes de raciocínio lógico-dedutivo.
  • Boa capacidade de cumprir metas.
  • Gostar de se sentir desafiado.

A estratégia didática que mais surte efeito é a de trabalhar com pequenos desafios a cada semana. O professor traz uma placa programada como exemplo e os alunos individualmente ou em grupos (depende da dificuldade da lição) buscam a programação que iguale os efeitos do modelo. Se o desafio está muito difícil, o docente vai oferecendo pequenas dicas e fazendo perguntas para que os discentes encontrem o próprio caminho. É comum que o primeiro a atingir o objetivo vá também ajudando os demais companheiros.

A pandemia de COVID-19, a necessidade do distanciamento social e, portanto, o longo período de aulas remotas, deixaram algumas defasagens em conteúdos que constantemente devem ser retomados. Em matemática podemos brevemente citar: a lógica, o uso de condição, sinais, unidades de medida e operações básicas. Em ciências: o modelo atômico, comportamento da matéria com alteração de temperatura, o funcionamento de correntes elétricas, materiais isolantes e materiais condutores.

Para as aulas se desenvolverem da maneira mais prática possível, há vários momentos dedicados ao ensino de elétrica básica: uso de alicate, escolha de fios, uso de fita isolante, montagem de circuitos com led, interruptor, fonte de energia, servo motores, entre outros. É importante ressaltar que a escola e a gestão sempre fornecem o material necessário para o bom desenvolvimento do projeto.