EMEFEI RAUL PILA

 

Inventura : "Flores- um gesto de carinho”. 

Professoras: Angélica, Katheryne e Angela. 

Turma: 5º ano A e B da EMEFEI/EJA RAUL PILA 

O projeto foi realizado com as turmas dos 5º anos A e B da escola EMEFEI Raul Pila , localizada no município de Campinas. 

Primeiramente foi apresentado aos alunos o material e feita uma exploração do conteúdo: livro, Microbit e cabos. Depois iniciamos com os conceitos e uma explicação simplificada sobre programação, os alunos praticaram atividades do livro e depois partimos para a prática. 

Num primeiro momento os alunos conheceram a plataforma do “Makecode” e realizaram algumas programações mais simples, do item básico, com auxílio das professoras foram conhecendo e descobrindo cada vez mais os diferentes itens da plataforma. 

Em seguida, foi proposto que os alunos pensassem possíveis situações para uso do Microbit que ajudassem na comunidade, como já estávamos pesquisando sobre o cultivo e plantação de flores, resolvemos então utilizar o Microbit como uma ferramenta para ajudar nesse processo de cultivo de plantas, o que poderia ser estendido na comunidade para o plantio de uma horta comunitária. 

Logo além de conhecer a produção de flores na Região Metropolitana de Campinas e como as flores são comercializadas, e compreendendo como plantar e cuidar de uma flor, os alunos também realizaram programações na plataforma Makecode e transferindo para os Microbits para verificar a quantidade de luminosidade na escola e , descobrir os locais de maior e menor quantidade de luz solar, além de programar como verificar a umidade da terra e se aquele local precisaria de mais ou menos irrigações. 

Juntamente a esse processo os alunos também pensaram em criar personagens utilizando o Makecode para programar e aparecer no Miicrobit. Os

personagens, as frases de cuidado com a natureza e preservação do meio ambiente, escritas em português e inglês, apresentadas aos alunos menores, bem como a plantação do jardim, reforçam a importância do cuidado com a natureza e sua preservação. 

Os alunos ficaram muito motivados e envolvidos durante todas as atividades e instigados a continuar pesquisando e aprendendo com o material do Inventura. 

Projeto Inventura/micro:bit: Salas temáticas 

Professores: Cíntia Yuri Nishida e Caio Gueratto 

Turmas: 8ºs e 9ºs anos da EMEFEI/EJA RAUL PILA 

O projeto iniciou com aulas sobre as tecnologias digitais presentes no cotidiano dos alunos, incluindo debates sobre privacidade e compartilhamento de informações em redes sociais. Os estudantes então foram apresentados ao material Inventura, explorando o livro e os diversos elementos do micro:bit, relacionando-os aos componentes dos smartphones, para melhor compreensão. 

Seguimos as atividades do livro, realizando experimentações com a programação em blocos para aplicação dos conceitos apresentados, como algoritmo, lógica de programação, instruções, repetições, decisões, variáveis, condicionais e comparação. Após essa introdução foi possível propor às turmas que pensassem em salas temáticas que utilizassem os recursos do micro:bit. 

As salas temáticas serão expostas na semana da Mostra Cultural, evento anual da unidade escolar. A sala “Cientista Maluco” apresentará experimentos de ciência com micro:bit, como sensor de umidade do solo, instrumento musical com frutas, bússola e quiz de ciências. A sala “Caça ao tesouro” terá micro:bits escondidos que deverão ser encontrados utilizando o sensor de aproximação via rádio. A sala “Labirinto de terror” terá micro:bits com partes de imagens que deverão ser montados como quebra-cabeças para abrir uma caixa. A sala “Escape Room” utilizará micro:bits com dicas que revelarão enigmas para liberação da saída. 

 

1234