EMEF Vicente Rao


 

A EMEF Professor Vicente Ráo está localizada no Parque Industrial e atualmente possui mais de 550 alunos distribuídos em 11 turmas no período da manhã (anos finais do ensino fundamental) e 11 turmas no período da tarde (anos iniciais do ensino fundamental). Quando recebemos o material Inventura na escola, ficamos bastante interessadas pela potencialidade de trabalho na área de programação e robótica, que, além de ser um tema essencial atualmente, deixa os estudantes muito motivados. Porém naquele momento ainda estávamos com restrições devido à pandemia de COVID-19 e não conseguimos pensar em uma forma de viabilizar o uso do material. 

Já no início de 2022, com o retorno das aulas de forma regular, nós, professoras Cintia e Mariana, decidimos nos aventurar iniciando o trabalho com uma turma no contra turno, uma vez por semana, em uma aula de 50 minutos de duração. Optamos por começar o trabalho com uma turma de 15 estudantes e as 2 professoras na biblioteca da escola, fazendo uso dos chromebooks e de um projetor adaptado para o local. Os estudantes foram convidados a participar considerando seu interesse e afinidade pelo tema, e os convites foram feitos procurando distribuir essas vagas igualmente entre as 5 turmas do Ciclo III. 

Logo nas primeiras semanas o projeto teve uma repercussão muito positiva entre todos os alunos, que vinham nos procurar nos corredores querendo participar das aulas também. Informamos a eles que aquela era a primeira turma e, com o tempo, iríamos abrir outras turmas. 

O trabalho foi pautado no livro do professor que acompanha o material e resolvemos nos revezar a cada semana, assim enquanto uma de nós propunha e explicava a atividade, a outra assumia o papel de dar suporte aos estudantes, resolvendo problemas de login e senha, acesso à internet, sinal fraco de wi-fi e outras dificuldades operacionais que surgiam constantemente e demandavam bastante tempo da aula. 

Como os pedidos por novas turmas eram frequentes, após um semestre de aulas compartilhadas, sentimos que poderíamos nos dividir, assim poderíamos atender outros 15 estudantes. Então a professora Cintia continuou com a primeira turma e a professora Mariana iniciou uma turma nova. Para isso tivemos que sair da biblioteca e ocupar as salas de aula dos estudantes do período da tarde, enquanto eles estavam em horário de almoço. Isso só foi possível por conta da gentileza das professoras e da coincidência com o horário de almoço, mas a questão de espaço continuará sendo um desafio para nós no próximo ano. 

Percebemos que, para além das orientações dadas ao professor sobre como proceder as atividades, quando lançamos um desafio, os estudantes começaram a pesquisar como resolver aquela situação e trabalhavam mais motivados do que quando apenas fornecíamos um conjunto de passos a serem seguidos. E isso tem nos feito refletir bastante sobre nossos planejamentos e práticas pedagógicas. 

Além das turmas regulares, também realizamos uma Oficina de Robótica durante a Semana da Diversidade, promovida no mês de agosto na escola para tratar do tema da inclusão. A proposta era construir um personagem que fosse portador de alguma deficiência, e assim pudemos ter uma experiência de utilização do material a partir de uma demanda da própria unidade escolar, vislumbrando como podemos incluir esse material em diversas outras atividades. A Oficina, que tinha apenas 15 vagas, teve mais de 80 inscritos, o que nos causou uma grande alegria em vê-los tão animados com esse projeto. Em apenas um dia, alguns estudantes já descobriram itens avançados da placa Microbit, como o sensor de luminosidade e com fazer ligação para saída de som utilizando fones de ouvido. 

No ciclo II, realizamos no 5º ano B uma oficina utilizando o microbit, os estudantes criaram animações com a placa, além de conhecerem todo o funcionamento e possibilidades da robótica. Vamos retomar a oficina de robótica durante algumas aulas de arte e serão retomadas as animações com a construção de histórias. 

Estamos quase finalizando o ano de 2022, mas seguimos esperançosas de que 2023 será um ano de ainda mais realizações com a robótica!