A Rede Municipal de Educação de Campinas/SP adota como princípio fundamental em seu sistema de ensino, o atendimento a alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, na perspectiva da educação inclusiva. Nesta perspectiva, compreendendo a educação como direito de todos, ações voltadas à promoção de espaços que valorizem e respeitem a diversidade são sempre consideradas.
Desde 1994, a SME, na pessoa da Coordenadora Ângela Ferraz, criou o Setor de Referência e Recursos da Educação Especial - SERES - para atender essa demanda de alunos, adaptando os materiais, livros e apostilas. Esse serviço foi fechado em 2004 e, em 2012, o projeto do CEPROMAD começou a ser pensado.
A criação do CEPROMAD está diretamente atrelada ao direito de acesso à educação e à informação previstos na Constituição Federal em seu Art. 5º em que é declarada a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, bem como a garantia de livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.
Sua implementação foi inicialmente pensada nas adaptações de materiais em braille e livros ampliados, pois havia uma grande escassez nessa área. Já se pensava em atender outras especificidades e, com o tempo, as demandas foram surgindo e com elas a necessidade de se avançar em novas etapas de atendimento. Atualmente, o CEPROMAD realiza todos os tipos de adaptações de materiais; realiza capacitação nas diversas áreas da educação especial; orienta os profissionais da rede; apresenta sua função onde for chamado.
Em 2019, a Portaria SME Nº 39 instituiu o serviço de produção de materiais adaptados. Neste documento encontram-se as informações sobre os fundamentos do trabalho neste espaço.
Agradecemos a todos os profissionais que fizeram e fazem parte da equipe CEPROMAD desde a sua formação!
A todos, nossa gratidão.